loader image

SEGURANÇA: CHUVEIROS DE EMERGÊNCIA E LAVA-OLHOS

A segurança deve ser sempre o ponto de partida e nunca deve estar em segundo plano. Contudo, os acidentes podem acontecer e há que estar preparado para minimizar e resolver a situação.

Os chuveiros e lava-olhos de emergência são peças fundamentais para salvaguardar a segurança dos trabalhadores num local de trabalho, uma vez que evitam consequências graves na saúde dos funcionários em caso de acidente com matérias químicas. São especialmente necessários em espaços de trabalho onde os trabalhadores estão em contacto com matérias químicas ou perigosas que podem gerar queimaduras ou problemas graves na saúde ocular dos trabalhadores, tais como laboratórios, oficinas, entre outros.

A sua função é limpar e higienizar o mais rápida e eficazmente possível qualquer parte do corpo que tenha sido contaminada por qualquer tipo de matéria química e perigosa.
A norma europeia em que tudo isto está consagrado é a EN 15154, que determina algumas especificações no que toca à instalação, tais como:
• O chuveiro ou lava-olhos deve ser instalado num local de fácil acesso, em que o trabalhador não demore mais de 10 segundos a alcançar;
• É necessário que o equipamento tenha conexão contínua a uma rede de fornecimento de água;
• O espaço não deve ter qualquer tipo de obstrução;
• A alavanca manual e pedal devem ser de fácil acesso;
• A pressão de fornecimento da água deve estar correta, de acordo com a norma europeia e detalhes do fornecedor;
• A temperatura da água deve estar entre os 15º C e os 35º C.

Partilha esta publicação

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais notícias