loader image

Projeto ActiveMats entra na última fase

Em Janeiro de 2020, numa parceria de I&D entre a Modus Complete, TecMinho e o Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho (2C2T), foi lançado o projeto ActiveMats que previa o desenvolvimento de tapetes absorbentes anfifílicos para armários de produtos químicos com funcionalidades de neutralização ativa.

Numa colaboração de dois anos, o projeto encontra-se agora numa fase terminal. A equipa da Modus Complete visitou o 2C2T, para ficar a conhecer os principais resultados alcançados, nomeadamente a tecnologia desenvolvida e o produto final, em forma de protótipo laboratorial (TRL 4).

Tirando partido do elevado conhecimento em têxteis técnicos e funcionalização de materiais do 2C2T, foi possível criar soluções para absorção e neutralização de produtos químicos e, assim, desenvolver tapetes absorbentes para armazenamento a longo prazo de substancias químicas. Os tapetes apresentados, com propriedades ativas e passivas para a neutralização de bases e ácidos, têm um elevado desempenho e eficácia comparativamente às opções existentes no mercado, fruto da tecnologia desenvolvida, onde são utilizadas microcápsulas poliméricas contendo neutralizadores, polímeros superabsorventes e esponjas poliméricas com propriedades de absorção anfifílica e de gases tóxicos.

Com custos de produção atrativos para o scale-up industrial, os resultados alcançados contribuem para o alargamento de mercado da Modus Complete, bem como para a promoção de novos nichos de mercado altamente diferenciadores, dado o conceito inovador.

Partilha esta publicação

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais notícias